TPM (tensão pré-menstrual)

O que é?

A TPM atinge 70% das mulheres e se caracteriza pelo conjunto de sensações que ocorrem nos 10 dias que antecedem o início do sangramento menstrual.

Nesse período, ocorre uma queda nos níveis de estrogênio (que são hormônios que ajudam a reduzir o estresse) e elevação nas taxas de progesterona (hormônio que produz um efeito inverso: estimula o estresse e aumenta a retenção de líquidos pelo corpo).

Em algumas mulheres, essa redução de estrogênio e o aumento da progesterona ocorre de forma brusca e determina o surgimento de inúmeros sintomas, tais como:

• Depressão

• Ansiedade

• Irritabilidade

• Dor de cabeça

• Dores nos seios

• Alteração nos hábitos intestinais

• Aumento da frequência urinar

• Calafrios e suores frio

• Dores generalizadas, incluindo cólicas

• Náuseas

• Acne

• Reações alérgicas

Devido a essa grande variedade de sintomas, a medicina separou a tensão pré-menstrual em cinco tipos diferentes, que podem acontecer separadamente ou ao mesmo tempo nas mulheres. Para cada tipo existe um tratamento mais eficaz.

Os tipos de TPM são:

TPM Tipo A – tem como foco a ansiedade

TPM Tipo C – tem como focos a compulsão alimentar e a dor de cabeça
TPM Tipo D – tem como focos os sintomas depressivos

TPM Tipo H – tem como foco o inchaço

TPM Tipo O – tem como foco a mistura de sintomas

TPM Tipo A: o foco é a ansiedade

A TPM tipo A está relacionada com a ansiedade. Esse grupo caracteriza-se pela queda do hormônio estrogênio (que ajuda a baixar o estresse), e pelo aumento na liberação de adrenalina e cortisol, dupla que contribui para estimular o estresse.

Os principais sintomas são:

• Ansiedade

• Tensão

• Dificuldade para dormir

• Irritabilidade

• Alterações de humor

Para esse tipo de TPM, a melhor maneira de amenizar os sintomas é praticando exercícios físicos e manter uma dieta adequada. A atividade física ajuda a liberar endorfinas, hormônios que dão sensação de prazer, e isso anula os efeitos ruins da progesterona. Para casos mais graves, existem alguns medicamentos, que podem ser usados para amenizar os sintomas.

TPM Tipo C: o foco é a compulsão alimentar

A TPM tipo C está relacionando principalmente a compulsão alimentar. Ela recebe a classificação C porque vem do inglês craving, que significa desejo. Se durante a menstruação ou antes dela você prefere os restaurantes mais gordurosos ou ataca o chocolate que está no armário, esse é o seu tipo de TPM.

Os sintomas que se encaixam na TPM C são:

• Dores de cabeça

• Compulsão por doces ou salgados

• Vontade de comer guloseimas ou comidas diferentes

Essa TPM está relacionada com os mecanismos de recompensa que temos no cérebro. Quando você come um alimento rico em açúcar ou gordura, algumas áreas no seu cérebro são ativadas, dando a sensação de prazer. Como durante a TPM os hormônios estão alterados, esse mecanismo pode gerar uma reação exagerada, causando uma sensação de prazer ainda maior.

Para amenizar os sintomas, deve-se tentar fazer escolhas alimentares mais saudáveis ou então praticar atividade física - que também pode ajudar a amenizar a dor de cabeça.

Manter uma dieta equilibrada e rica em ômega 3, ou até mesmo utilizar suplementos como o próprio ômega 3 e o óleo de prímula podem ajudar a controlar a compulsão e o desejo por alimentos.

Os analgésicos comuns podem ser utilizados para o controle da enxaqueca e da dor de cabeça. Os casos mais severos podem ser prevenidos com o uso de medicamentos, como o topiramato, mas só um médico poderá receitá-lo. Anticoncepcionais de baixa dose também podem ser utilizados.

TPM Tipo D: o foco são os sintomas depressivos

A tensão pré-menstrual do tipo D está relacionada com os sintomas depressivos.

Os principais sintomas dessa TPM são:

• Raiva sem razão

• Sentimentos perturbadores

• Pouca concentração

• Lapsos de memória

• Baixa autoestima

• Sentimentos violentos

Essas sensações são causadas geralmente pela redução de serotonina.

Nesse tipo de TPM, os sintomas costumam ser controlados com uma dieta equilibrada, prática de atividade física e interrupção de vícios, como álcool e tabaco.

Para os casos graves, recomenda-se o uso de antidepressivos.

TPM Tipo H: o foco é o inchaço

A TPM tipo H tem esse nome porque está relacionada à retenção hídrica (retenção de líquidos).

Pessoas que tem a TPM do tipo H sentem:

• Ganho de peso (por conta da retenção de líquido)

• Inchaço abdominal

• Sensibilidade e inchaço das mamas

• Inchaço nas extremidades do corpo (mãos e pés)

Nesse tipo de TPM, a principal forma de tratamento é a redução do consumo de alimentos que promovem a retenção de líquidos, como sal e cafeína. Isso ajuda a reduzir o inchaço e a sensibilidade. Nos casos mais severos, o uso de diuréticos pode ser necessário.

TPM Tipo O: mistura de sintomas

Nesse tipo de TPM, ocorre uma mistura dos seguintes sintomas:

• Alteração nos hábitos intestinais

• Aumento da frequência urinar

• Fogachos ou sudorese fria

• Dores generalizadas, incluindo cólicas

• Náuseas

• Acne

• Reações alérgicas

• Infecções do trato respiratório.

A liberação de agentes inflamatórios relacionados com o fluxo menstrual podem interferir no fluxo intestinal e causar cólicas. O uso de anti-inflamatórios nos dias que antecedem o fluxo menstrual e em seus primeiros dias pode ajudar a aliviar as dores.

Devido à retenção hídrica o organismo pode tentar se autorregular, levando ao aumento na frequência do urinar na sequência. Nesses casos, a redução do consumo de sódio é a principal medida.

Os fogachos e a sudorese fria, se forem realmente incômodos, podem ser tratados com o uso dos anticoncepcionais de baixa dosagem.

A acne é tratada com a redução da oleosidade e com o uso de anticoncepcional.

As náuseas e devem ter um tratamento preventivo mais global, como a prática exercícios, redução de sal, cafeína, álcool, açúcar e cigarro.

Anticoncepcionais x TPM

Mulheres que tem sintomas leves podem se beneficiar do uso de anticoncepcionais para eliminar a TPM. Isso porque os medicamentos mantem os níveis de estrógeno sempre elevados, evitando a queda brusca que ocorre antes da menstruação e causa dos sintomas.

Os anticoncepcionais sem pausa são os que mais beneficiam nesse quesito. No entanto, é preciso ficar atenta: anticoncepcionais com altas taxas de hormônio podem ter efeito contrário, pois quando a mulher faz a pausa os níveis de estrógeno sofrem uma queda brusca, podendo causar e agravar a TPM.

Quando a TPM é uma doença

Algumas mulheres sofrem com sintomas tão fortes durante a TPM que podem ser incapacitantes, nesse caso é classificada como uma doença chamada de desordem disfórica pré-menstrual.

Em alguns casos pode ser que ela nem consiga levantar da cama, de tanta dor. Nesse caso, o tratamento médico deve ser feito de perto, com medicamentos para controle dos sintomas específicos. Não existe, portanto, um único remédio para toda mulher que sofre com TPM, mas sim tratamentos tópicos, conforme o que ela está sentindo.