A GRAVIDEZ PASSO A PASSO

Terceiro mês

A consulta

 

Neste mês, se houver necessidade, ou seja, se tiver sido detectada alguma alteração na translucência nucal ou no ducto venoso, será sugerido fazer uma amniocentese (entre a 14ª e a 17ª semanas), exame que consiste na retirada de uma pequena quantidade de líquido amniótico para avaliação das células fetais e confirmação de doenças cromossômicas.

 

Para as pacientes que tiverem mais de 35 anos, será a hora de conversar sobre a possibilidade de fazer o exame da biópsia do vilo corial, outra modalidade de exame para detectar o risco de doenças cromossômicas ou ligadas ao sistema nervoso fetal.

 

Os sintomas

 

Tonturas, palpitações e taquicardia são comuns nesta fase. Isso ocorre por que, para suprir o feto e a placenta, há um litro e meio a mais de sangue circulando pelo seu corpo e percorrendo um trajeto mais extenso,. Por causa disso, o coração passa a bombear mais rapidamente, o fluxo sanguíneo em direção ao cérebro é reduzido e a pressão cai.

 

Algumas mulheres sentem cãibras, principalmente à noite.

 

A salivação aumenta, torna-se mais ácida e a gengiva sangra com facilidade, exigindo uma higiene bucal cuidadosa.

 

As veias, mais dilatadas, podem provocar o aparecimento de varizes e hemorróidas.

 

Dicas

 

  • Aumente o consumo de fígado, rins, ovos, trigo integral, ameixa, uva e vegetais verdes;

  • Aumente a ingestão de alimentos ricos em ferro;

  • Contra as cãibras, estenda a perna e flexione tornozelo e dedos dos pés para cima, em direção ao joelho.

  • Comece a preparar os seios para a amamentação. Ao se enxugá-los, depois do banho, friccione os mamilos com a toalha: fortalece a pele e evita rachaduras nos bicos. Sol direto, sempre que possível, também ajuda.

Clínica Jardim
Av. Getúlio Vargas, 473
Centro - Estância - Sergipe
Atendimento
Ligue e agende sua consulta
(79) 3522-0234 ou (79) 99986-1676
Segunda a Sexta das 6:30h às 19:00h

Obs.: Os textos e os artigos publicados no site Clínica Jardim não devem ser utilizados com finalidade diagnóstica ou terapêutica. Consulte o seu médico regularmente.