A GRAVIDEZ PASSO A PASSO

Sétimo mês

A consulta

 

Entre a 32ª a 36 ª semana, será a vez de realizar a verificação da coagulação do sangue com a solicitação da contagem de plaquetas e do coagulograma. Também serão repetidos o hemograma, o sumário de urina, a glicemia, a cultura de urina e as sorologias para sífilis e HIV.

 

Para algumas pacientes, também poderá ser feita a solicitação da pesquisa de estreptococo beta hemolítico (Cultura para o EGB) na secreção da vagina. Trata-se de germe responsável pelo aumento do risco de infecção pulmonar fetal, infecções urinárias, infecções de pele, rotura prematura das membranas (perda de líquido amniótico) e por infecções maternas ocorridas após o parto.

 

Serão reforçadas as orientações de preparação dos seios para a amamentação e intensificados os cuidados com a alimentação pois, a partir de agora, ganhar peso ficará muito mais fácil.

 

Os sintomas

 

O organismo passou a reter mais líquido, a circulação não está fluindo como antes. O resultado é: pernas, tornozelos e pés inchados.

 

O útero crescido passa a comprimir o diafragma, provocando uma sensação de falta de ar.

 

A azia recomeça, e você pode passar a sentir cãibras nas pernas, principalmente à noite.

 

Os desconfortos são muitos, mas a barriga linda e enorme anuncia que o bebê já está chegando. Tudo isso faz a gravidez valer à pena. Pense sempre positivo pois o grande dia já está mais próximo.

 

Dicas

 

  • Contra os inchaços, diminua a quantidade de sal na comida e todas as noites, antes de dormir, mergulhe os pés em uma bacia de água quente com sal grosso;

  • Faça caminhadas leves e aumente a ingestão de líquidos;

  • Se você estiver com a pressão alta e notar a formação de inchaços nas pernas, comunique o fato ao seu médico;

  • Para diminuir a sensação de peso causada pelas varizes, deite sempre com as pernas mais elevadas que a cabeça;

  • Comece a incluir pacotes de fraldas descartáveis “tamanho P” nas suas compras. Elas serão muito úteis, principalmente nos primeiros meses.

  • Neste momento, seria bom que você visitasse a maternidade para conhecer os quartos, a sala de parto e checar condições de higiene e atendimento;

  • Este também é o momento ideal para fazer o chá-de-bebê e completar o enxovalzinho;

  • Redobre sua atenção ao dirigir: os reflexos estarão mais lentos e a sua agilidade limitada pelo tamanho da barriga;

  • E evite viajar de avião, a não ser que haja uma real necessidade.

Clínica Jardim
Av. Getúlio Vargas, 473
Centro - Estância - Sergipe
Atendimento
Ligue e agende sua consulta
(79) 3522-0234 ou (79) 99986-1676
Segunda a Sexta das 6:30h às 19:00h

Obs.: Os textos e os artigos publicados no site Clínica Jardim não devem ser utilizados com finalidade diagnóstica ou terapêutica. Consulte o seu médico regularmente.