A GRAVIDEZ PASSO A PASSO

Segundo mês

A consulta

 

Neste mês será solicitada a ultrassonografia morfológica do primeiro trimestre (entre a 11ª e a 14ª semanas), que possibilitará ao médico avaliar o desenvolvimento do feto e da própria gestação.

 

Neste exame será feita uma medição pra saber qual o tamanho de um pequeno edema existente na nuca de todos os bebês. Quanto maior for edema, maior será o risco que o bebê terá de vir a apresentar alguma doença cromossômica (Ex.: Síndrome de Down).

 

O exame também faz a avaliação do Ducto Venoso, estrutura que faz a comunicação entre a veia umbilical e a veia cava inferior do feto. A verificação de alterações neste ducto, de maneira semelhante à medição da translucência nucal, pode avaliar não só o grau de risco para anomalias cromossômicas, como também a existência de defeitos no coração do feto.

 

Na possibilidade do exame apresentar resultado positivo, estará indicada a necessidade de realizar a BVC (biópsia do vilo corial) ou amnicentese, pois somente esses dois exames possibilitarão ser confirmado o diagnóstico de síndromes no feto.

 

Os sintomas

 

O aumento do hormônio progesterona exerce influência direta sobre os movimentos intestinais, podendo provocar a prisão de ventre em algumas gestantes.

 

As mamas crescem, ficam mais sensíveis e com a temperatura elevada (aumentam as células produtoras de leite e os canais para transporta-lo até os mamilos).

 

O corpo ganha formas arredondadas. A essa altura, você já deve ter engordado cerca de dois quilos. A média ideal é de 800g a 1,5kg por mês.

 

Dicas

 

  • Adote um cardápio equilibrado e que garanta os nutrientes necessários para uma gestação saudável;

  • Abuse de alimentos como germe de trigo, mamão, ameixa, aveia e fibras em geral, pois ajudam a combater o intestino preguiçoso;

  • Beba dois litros de líquido por dia (entre sucos, vitaminas e água), pois ajudará a evitar os inchaços nos dedos e tornozelos;

  • Cuide de sua beleza, começando com a hidratação da pele da barriga, dos seios, das coxas e do bumbum, prevenindo assim a formação de estrias. Não saia de casa sem passar protetor solar: na gravidez, sua pele fica mais sujeita ao aparecimento de sardas e melasmas (manchas escuras).

Clínica Jardim
Av. Getúlio Vargas, 473
Centro - Estância - Sergipe
Atendimento
Ligue e agende sua consulta
(79) 3522-0234 ou (79) 99986-1676
Segunda a Sexta das 6:30h às 19:00h

Obs.: Os textos e os artigos publicados no site Clínica Jardim não devem ser utilizados com finalidade diagnóstica ou terapêutica. Consulte o seu médico regularmente.