A GRAVIDEZ PASSO A PASSO

Quinto mês

A consulta

 

Novidades na ultrassonografia: além de acompanhar o desenvolvimento da gravidez, você, certamente, já poderá saber o sexo do bebê.

 

Neste mês serão feitas a ultrassonografia morfológica do segundo trimestre (entre a 19ª e a 24ª semana) e, em alguns casos, a dopplervelocimetria obstétrica, realizada por volta da 25ª semana de gestação.

 

A ultrassonografia morfológica  consiste num exame realizado com o objetivo de avaliar a formação do bebê (braços, pernas, ossos, cabeça, vértebras, órgãos, etc).

 

A dopplervelocimetria obstétrica, serve para  avaliar o fluxo de sangue que chega no útero, na placenta e no cérebro do feto. A presença de alterações nestes fluxos pode estimar a chance que a grávida terá de aumentar a sua pressão arterial, a chance do feto apresentar problema de crescimento ou da placenta apresentar  um mal funcionamento no final da gravidez.

 

Entre a 24ª e a 28ª semanas será a vez de fazer o Teste de Tolerância à Glicose (TTGO com 75g). Para este exame, o sangue será colhido duas vezes: em jejum e uma hora após a ingestão de uma quantidade prévia de açúcar (75g). Com isso, o resultado poderá indicar uma possível alteração no metabolismo da glicose (diabetes gestacional).

 

O exame ecodopplercardiograma também será solicitado nessa mesma época (Entre a 24ª e a 28ª semanas). Ele serve para fazer a avaliação do coração do bebê.

 

Também será feita a repetição do hemograma, do sumário de urina e da sorologia para sífilis.

 

Os sintomas

 

A secreção vaginal aumentou e se encontra mais ácida, criando um ambiente propício à instalação dos fungos e das infecções urinárias. Caso surjam sintomas como ardência e coceira genital, eles devem ser comunicados imediatamente ao médico.

 

As alterações no metabolismo fazem surgir os chamados desejos, causados também pela carência de algumas substâncias no organismo. Em alguns casos, podem estar ligados a fatores emocionais, quando a mulher procura uma compensação no ato de comer.

 

A pele e os cabelos estão diferentes: ressecados ou oleosos demais. Resolva o problema, comprando produtos específicos, de preferência à base de compostos naturais.

 

Dicas

 

  • Capriche no guarda-roupa e nos cuidados com a aparência. Sentir-se bem e bonita é fundamental, neste momento de tantas transformações;

  • Atenção à forma: nada de exagerar nos doces, condimentos, nas massas e no sal, mesmo quando a vontade parecer incontrolável;

  • Não é hora de ficar gripada ou de contrair qualquer tipo de vírus. Evite choques térmicos, correntes de ar e ambientes fechados, com muita gente e fumaça.

Clínica Jardim
Av. Getúlio Vargas, 473
Centro - Estância - Sergipe
Atendimento
Ligue e agende sua consulta
(79) 3522-0234 ou (79) 99986-1676
Segunda a Sexta das 6:30h às 19:00h

Obs.: Os textos e os artigos publicados no site Clínica Jardim não devem ser utilizados com finalidade diagnóstica ou terapêutica. Consulte o seu médico regularmente.