A GRAVIDEZ PASSO A PASSO

Quarto mês

A consulta

 

Serão solucionados os problemas que tiverem surgido ao longo do mês anterior e será feita a verificação rotineira da gestação.

 

Neste mês será orientado o uso regular da meia calça elástica.

 

O obstetra poderá liberar tratamentos com o dentista pelos próximos três meses, desde que utilizando anestésico apropriado para gestante. Para isso terá de fornecer um relatório médico.

 

Os sintomas

 

Finalmente as náuseas ficaram para trás e o risco de aborto também. Mas tantas mudanças no corpo, junto às alterações hormonais, irão mexer com sua estabilidade emocional. Você estará mais insegura, angustiada e cheia de medos; passará do choro ao riso sem motivo aparente.

 

Também é normal que o desejo sexual passe por alterações – para mais ou para menos. As causas podem ter origem puramente biológica ou podem estar associadas a um medo inconsciente de ferir o bebê durante a relação sexual.

 

Além do escurecimento dos mamilos, você também irá notar um escurecimento da pele na região genital, nas axilas, em sinais e em cicatrizes. Não se assuste! Isso acontece por causa do excesso de produção de melanina. Algumas mulheres podem começar a apresentar manchas escuras no rosto (lembre-se que o protetor solar prescrito pelo seu médico é fundamental para esta proteção).

 

Dicas

 

  • Os exercícios físicos são importantíssimos para o bem-estar geral e vão ajudar muito no momento do parto. Dê preferência à caminhada, natação, hidroginástica ou ioga;

  • Hora de procurar um curso de preparação para a gestante e cuidados com o bebê

  • Converse com seu companheiro sobre a vida sexual. Juntos, vocês encontrarão as posições e a freqüência mais indicadas para esses meses tão especiais

Clínica Jardim
Av. Getúlio Vargas, 473
Centro - Estância - Sergipe
Atendimento
Ligue e agende sua consulta
(79) 3522-0234 ou (79) 99986-1676
Segunda a Sexta das 6:30h às 19:00h

Obs.: Os textos e os artigos publicados no site Clínica Jardim não devem ser utilizados com finalidade diagnóstica ou terapêutica. Consulte o seu médico regularmente.