A GRAVIDEZ PASSO A PASSO

Primeiro mês

A consulta

 

Na sua primeira consulta, já com a confirmação do diagnóstico de gravidez, uma minuciosa avaliação obstétrica deverá ser feita.

 

Nela, o obstetra fará um exame geral, verificará os seios, a vagina, o estado de vacinação e dará as primeiras orientações sobre as mudanças de hábitos e vestuário.

 

Fará a medição da pressão arterial, determinará a estatura e verá quanto está pesando. Com esses dados poderá calcular o índice de massa corpórea (IMC) e orientar corretamente a alimentação.

 

Também fará a solicitação dos primeiros exames de rotina (Ultrassonografia, Exame de Lâmina, Hemograma Completo, Glicemia de Jejum, Classificação Sanguínea, Sumário de Urina, Parasitológico de Fezes, Coombs Indireto e as Sorologias para Toxoplasmose, Rubéola, HIV, Hepatite, Sífilis, Citomegalovírus, entre outros).

 

A partir daí, todos os meses, as consultas obedecerão a uma rígida rotina visando garantir total segurança à gravidez, utilizando para isso, a verificação dos vários parâmetros de bem estar materno e fetal (alívio dos sintomas, avaliação do coração, do pulmão, da freqüência cardíaca, da pressão arterial, determinação do peso, do tamanho do útero, dos batimentos cardíacos fetais e da posição fetal), além dos inúmeros exames complementares.

 

Os sintomas

 

Sua menstruação estará atrasada há mais de quinze dias, os seios inchados, os mamilos sensíveis e escurecidos.

 

Surgirão as náuseas e os vômitos (em consequência da presença do hormônio da gravidez – o Beta-HCG). Outros sintomas poderão se somar a estes: aumento da circulação sanguínea, aceleração dos batimentos cardíacos, queda da pressão arterial e uma produção maior do hormônio progesterona.

 

Tantas mudanças trarão um enorme cansaço e um sono quase incontrolável, além da sensação de azia e da vontade de fazer xixi a todo momento.

Clínica Jardim
Av. Getúlio Vargas, 473
Centro - Estância - Sergipe
Atendimento
Ligue e agende sua consulta
(79) 3522-0234 ou (79) 99986-1676
Segunda a Sexta das 6:30h às 19:00h

Obs.: Os textos e os artigos publicados no site Clínica Jardim não devem ser utilizados com finalidade diagnóstica ou terapêutica. Consulte o seu médico regularmente.