A GRAVIDEZ E O PARTO

Prevenindo a toxoplasmose

A prevenção da toxoplasmose é feita orientando as pacientes suscetíveis (IgG negativas) quanto às formas de contágio. Deve-se evitar ingestão de carnes cruas, alimentos mal lavados e contato com felinos. O rastreamento pré-natal de soroconversão durante o pré-natal pode ser feito através da repetição da sorologia trimestral. A espiramicina é uma prevenção secundária após infecção e não pode deixar de ser feita.

Dicas importantes:

• Evitar o consumo de qualquer tipo de carne crua, mal-passada ou defumada. Evitar principalmente: carne de carneiro, coração de galinha, kibe cru, bife, churrasco mal-passado e carne de animais abatidos sem fiscalização sanitária;

• Não consumir ovos crus ou mal cozidos;

• Não consumir leite não pasteurizado, principalmente de cabra. O queijo fresco, quando elaborado com leite não pasteurizado deve ser evitado;

• Evitar tocar as mucosas da boca e dos olhos ao manusear carnes cruas. Não experimentar o tempero da carne crua. Lavar bem a superfície onde ela foi manuseada e as mãos , antes de preparar outros alimentos.

• Lavar bem frutas e verduras antes de ingeri-las;

• Evitar o contato com gatos e outros felinos. Caso isto não seja possível, não utilize carnes cruas na alimentação do animal e despreze, diariamente, os seus excrementos, lavando o recipiente em que ficam depositados, com água fervente;

• Evitar locais que possam estar contaminados por fezes de gato e de outros felinos selvagens, por exemplo, jardim zoológico, circo, matas, etc. Cuidado especial deve ser tomado quanto à areia de parques infantis.

• Não tomar água não filtrada ou fervida. A água de fontes ou bicas não fiscalizadas pode ser fonte de contaminação, na dúvida, é melhor evitar;

• Usar luvas ao manusear terra;

Na gravidez, o recomendável é que o exame sorológico seja feito nas primeiras semanas da gestação. Se o exame mostrar reações para IgG positiva e IGM negativa, a paciente é considerada como “imunizada” e considera-se que não haverá nenhum risco para o feto nesta gestação, e também em outras no futuro.

Se as reações para IgG e IGM forem negativas, existe o risco de contaminação durante a gestação atual e todos os cuidados acima devem ser tomados.

Como a infecção geralmente acontece sem o aparecimento de sintomas, o exame sorológico deverá ser repetido na periodicidade recomendada pelo seu médico, para que se possa fazer o diagnóstico da infecção aguda o mais precoce possível, instituindo-se tratamento adequado.