A GRAVIDEZ PASSO A PASSO

Nono mês

A consulta

 

Poderá ser feito o exame de toque para avaliação do colo e da bacia materna. Também será confirmada a probabilidade do parto ser natural ou se haverá risco de fazer uma cesariana. Os cuidados e as orientações fornecidas no oitavo mês serão mantidos até o parto.

 

Você receberá do seu médico as explicações sobre o parto e sobre os principais sinais de alerta dessa fase (sangramento, contrações, perda de líquido e parada na movimentação do bebê).

 

Os sintomas

 

O corpo já está bem pesado e você ficou dificuldades de se locomover. No entanto, insista nas caminhadas e nos exercícios de respiração e relaxamento.

 

As dores nas costas, a falta de posição para dormir e a ansiedade poderão impedir um sono tranquilo.

 

Nestas últimas semanas, as visitas ao obstetra passarão a ser semanais ou quinzenais. Chegou o momento de esclarecer todas as dúvidas que ainda existam, e escolher o tipo de parto a ser feito.

 

Mais do que nunca, fique atenta às manifestações de seu corpo, pois um sangramento, a perda de líquido pela vagina ou a parada nos movimentos do bebê, podem significar alguma anormalidade. Caso algo aconteça, corra imediatamente para a maternidade.

 

No finalzinho deste mês, a barriga iniciará a descida e as contrações, que já haviam começado lá pela 28ª semana, irão se intensificar e ocorrerão em intervalos cada vez menores. Quando estiverem acontecendo a cada 10 minutos, será hora de seguir para a maternidade, com ou sem o rompimento da bolsa d’água ou sangramento.

 

Dicas

 

  • Um banho morno, de preferência de chuveiro, e um chazinho de camomila, antes de deitar, ajudam a relaxar e a dormir melhor;

  • Abasteça a despensa da casa para, tão cedo, não pensar em supermercado;

  • Não é hora de carregar sacolas ou empurrar carrinhos abarrotados;

  • Passe uma tarde no salão de beleza. Corte os cabelos, acerte as sobrancelhas, cuide das mãos, dos pés, faça depilação. Tudo para estar bem bonita no dia do nascimento do seu bebê;

  • Continue verificando a sua pressão arterial e monitorando quantas vezes o seu bebê se movimenta num intervalo de uma hora (pela manhã, pela tarde e pela noite).

Clínica Jardim
Av. Getúlio Vargas, 473
Centro - Estância - Sergipe
Atendimento
Ligue e agende sua consulta
(79) 3522-0234 ou (79) 99986-1676
Segunda a Sexta das 6:30h às 19:00h

Obs.: Os textos e os artigos publicados no site Clínica Jardim não devem ser utilizados com finalidade diagnóstica ou terapêutica. Consulte o seu médico regularmente.