Candidíase vaginal

O que é?

Trata-se de uma infecção da região vaginal, causada pelo fungo denominado cândida.

Mais de 50% das mulheres acima de 25 anos já tiveram um episódio de candidíase, mas somente 5% delas irão apresentar a doença de maneira recorrente (outras vezes).

Quais os sintomas?

Os sinais e sintomas predominantes são: prurido intenso (coceira), irritação vaginal, vermelhidão, ardor e presença de corrimento branco, leitoso ou com grumos aderentes, em quantidade variável.

Quais os fatores de risco?

• Uso de antibiótico

• Uso de corticóides

• Uso de contraceptivos orais

• Imunodeficiências

• Gestação

• Estresse

• Hábitos inadequados de higiene

• Uso de roupas quentes

• Uso de roupas apertadas

• Uso de calcinhas de lycra

• Tratamento incorreto de infecção anterior

Como se faz o diagnóstico?

Apesar dos sintomas serem sugestivos, é importante a realização de exame ginecológico e, se houver recorrência, é necessário a realização da microflora ou da pesquisa de fungo na secreção vaginal para confirmação do diagnóstico.

Como se faz?

Além dos cuidados gerais (higiene, vestuário, etc) é muito importante seguir o tratamento, que deve ser realizado com antifúngicos tópicos através de cremes vaginais (em dose única ou por tempo mais prolongado) ou tratamento por via oral, conforme orientação médica.

Como complemento ao tratamento, existem os sabonetes íntimos à base de ácido lático, que ajudam a equilibrar o PH da vagina, dificultando novas infecções.

Como se previne?

• O uso de roupas justas ou roupas íntimas de matérias sintéticas, associadas à transpiração, levam a um aumento da temperatura local e da umidade. Estes hábitos podem facilitar a ocorrência ou a recorrência da infecção fúngica

• Utilização de calcinhas de algodão

• Higiene após o ato sexual