TUDO SOBRE AMAMENTAÇÃO

Amamentação por livre demanda

Quem já não ouvir falar que o “bebê deve mamar de três em três horas”? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Sociedade Brasileira de Pediatria isso é passado. Agora, a indicação dos especialistas é amamentar sempre que o bebê solicitar. Isso é: livre demanda, simples assim.


Por isso, não se preocupe em definir horários para a amamentação, nem por quanto tempo o seu pequeno deve sugar o peito. Deixe que o bebê decida e mame quando e quanto quiser. Assim, ele vai aprender a lidar também com a saciedade, o que reduz o risco de obesidade no futuro.

 

A mamada a qualquer hora tem também outras vantagens: maior estímulo para a produção do leite, previne a dor e o endurecimento da mama pelo líquido congestionado e ainda contribui para conter a ansiedade do bebê por conta da fome quando vai pegar o peito (o que, muitas vezes, pode machucar a mãe).

 

Mas atenção para não ficar exausta. No início, você vai precisar de ajuda com as demais tarefas para ficar mais disponível para o bebê. A dica é aproveitar a presença dos familiares e do marido para a troca de fraldas, banho e outras atividades domésticas. Fique tranquila, pois aos poucos, o bebê vai criar o seu próprio ritmo de amamentação e você vai tirar de letra.

Clínica Jardim
Av. Getúlio Vargas, 473
Centro - Estância - Sergipe
Atendimento
Ligue e agende sua consulta
(79) 3522-0234 ou (79) 99986-1676
Segunda a Sexta das 6:30h às 19:00h

Obs.: Os textos e os artigos publicados no site Clínica Jardim não devem ser utilizados com finalidade diagnóstica ou terapêutica. Consulte o seu médico regularmente.