Clinica Jardim
Avenida Getúlio Vargas, 473
Estância - Sergipe - Brasil
Tel. (79) 3522-0234

Oitavo Mês

 

Consulta

 

Neste mês, por volta da 35ª semana, será feita, a critério médico, a Ultra-sonografia Obstétrica com Doppler (exame disponível na Clínica Jardim – Dr. Alexandre Costa). Com este exame, será confirmada a evolução do desenvolvimento fetal, a quantidade de líquido amniótico, o grau de maturação placentária, a posição e o peso do bebê, além da reavaliação do fluxo de sangue que chega no útero, na placenta e no cérebro do feto. A presença de alterações neste exame poderá indicar a necessidade de antecipação do parto mediante a realização de uma cesariana.

 

As consultas passarão a ser realizadas a intervalos menores, quinzenalmente ou semanalmente. Nelas, o obstetra fará a orientação de como contar os movimentos do bebê (mobilograma), esclarecerá as situações em que será necessário procurar a maternidade (contrações, perda de líquido, sangramento etc.) e pedirá que a sua pressão seja verificada uma ou duas vezes por semana.

 

O mobilograma servirá para avaliar indiretamente o bem estar fetal. Para isso, será necessário que você verifique quantas vezes o bebê se movimenta em três intervalos de uma hora cada, marcados pela manhã, pela tarde e pela noite. Serão considerados sem risco, todos os bebês que estiverem se movimentando mais do que seis vezes em cada hora.

 

Também será feita a entrega da licença maternidade e da guia para o parto.

 

Sintomas

 

As maçãs do rosto estão mais redondas, os seios encaroçados e sente-se muita dor nas costas. As pernas também estão pesadas e gestante tem dificuldades para sentar e levantar. Ao deitar de barriga para cima, a sensação é de falta de ar. Calma! Logo, logo, esses sintomas vão passar e seu bebê estará em seu colo. Contrações começam a ficar mais intensas, dolorosas e freqüentes. A barriga começa a pesar e gestante tem a sensação de que algo está para sair.

 

Dicas

 

o      Nesta época, deitar virada para o lado esquerdo melhora a circulação e a respiração. Um travesseiro extra, quando colocado entre as pernas, na altura dos joelhos, torna o repouso muito mais confortável.

o      A vida sexual não precisa ser interrompida, a não ser por recomendação médica. Basta encontrar as posições mais confortáveis.

o      Mais do que nunca, é preciso aproveitar todo o tempo livre para relaxar - ir ao cinema, visitar uma amiga, ficar em casa lendo ou vendo TV, sem deixar de lado as providências práticas, como passar as roupinhas do neném e arrumar as malas para a maternidade.

o      É importante conversar com seu médico sobre o tipo de parto, anestesia e a maternidade onde ele vai acontecer.

o      Esclareça antecedentes de reações alérgicas a medicamentos e tire todas as dúvidas sobre os seus direitos legais, como a licença-maternidade, por exemplo.

o      Mantenha por perto, e ao alcance de todos, os telefones do obstetra e da maternidade escolhida.

o      Descubra, também, quanto tempo você leva de sua casa até lá, combine quem te levará para a maternidade e como fará para se deslocar quando chegar o dia.

 

 

Obs.: O material existente no site CLÍNICA JARDIM, tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos. Todos os artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, serem utilizadas como substitutas ao diagnóstico ou tratamento de qualquer doença, sem que antes tenha sido consultado um médico.